quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Dia Mundial da Saúde Mental


Todos os anos, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental, no dia 10 de Outubro.
A Organização Mundial de Saúde define a saúde mental como «o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere» (OMS, 2002).
Portanto, define a Saúde Mental não só como a ausência de doença, mas como uma situação de bem-estar físico, mental e social que não é igual para todas as pessoas, depende do indivíduo, dos contextos económicos, sociais, culturais e políticos onde se encontra inserido.
Verifica-se por vezes uma tendência para separar a saúde mental da saúde física. Porém, elas são inseparáveis, não há saúde física sem saúde mental. O que não se resolve na mente, o corpo pode transformar em doença.
Uma pessoa com boa saúde mental sente-se bem consigo e na interação com os outros. Responde positivamente aos desafios e exigências do meio e do quotidiano. Este estado permite-lhe desempenhar os seus papéis como estudar, trabalhar, relacionar-se com a família e com os amigos.
Embora a grande maioria das crianças e dos adolescentes viva a sua infância e adolescência sem dificuldades significativas, cerca de 20% revelam perturbações psiquiátricas. Muitas das doenças mentais da idade adulta revelaram sintomas ou iniciaram-se na adolescência, sendo o diagnóstico precoce dessas afeções um aspeto decisivo para uma boa evolução.
Os problemas de saúde mental em crianças e adolescentes são frequentes, podem afetar profundamente o desenvolvimento e a autonomia do futuro adulto, e muitos deles tendem a ter uma evolução crónica, com repercussões negativas e graves a nível familiar, educativo e social. A saúde mental de crianças e jovens está intimamente interdependente do funcionamento familiar que, por sua vez, também está dependente de dimensões mais vastas, como a ocorrência de acontecimentos de crise a nível individual (uma doença física grave, uma depressão), relacional (a separação, o divórcio) ou social (o desemprego, a recessão económica). Existe alguma evidência de que os problemas de saúde mental em crianças e adolescentes têm aumentado, os quais atualmente atingirão valores de 15-30% em amostras pediátricas, constituindo uma verdadeira pandemia, e que muitos terão uma continuidade na vida adulta.
Dada a importância desta temática, o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento Dr. Bento da Cruz, assinalou esta data com uma atividade na qual se afixaram mensagens positivas e frases alusivas ao dia. Esta atividade terá continuidade no restante mês, através da presença das psicólogas do Serviço em palestras dirigidas às turmas, por solicitação dos respetivos Diretores de Turma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

20 de março - Dia Internacional da Felicidade

Já sorriu hoje? J Em 2012, os 193 estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), aprovam por unanimidade “O Dia Internacio...